É bom falar deste lindo parque, um dos mais belos de Curitiba. Por sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque mais frequentado da mesma. Faça chuva ou sol ele continua sendo uma das mais belas paisagens curitibanas.
Animais silvestres literalmente vivendo em liberdade, e isso faz-nos perceber que nem tudo está perdido, e que a vida é muito mais do que um computador e uma televisão.
Uma atividade muito agradável e recomendada é a prática de esportes no parque, e é tão estimulante, que faz com que quem comece não queira mais parar, pois o local, além de conter uma pista somente para caminhada, uma para corrida e ainda uma só para ciclismo totalmente demarcadas, o que garante maior segurança à quem o frequenta. E é por ser tão limpo, aconchegante, seguro e andar em parceria com a natureza que o Parque Barigui atrai cada vez mais e mais turistas e moradores da cidade, atendendo públicos de todas as idades, e independente do clima, nunca está vazio.
O nome "Barigui" tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", que está relacionado às pinhas das araucárias nativas. O lugar, uma antiga "sesmaria" (terreno inculto ou abandonado) pertencente a Martins Mateus Leme, e foi transformado em parque em 1972 pelo prefeito da época, Jaime Lerner.
Área: 1.400.000 m²
Localização: entre a Av. Manoel Ribas e a BR-277, acessos: BR-277 e Av. Cândido Hartmann
Bairros: Bigorrilho, Mercês, Santo Inácio e Cascatinha
Fauna: garça-branca, quero-quero, tico-tico, sabiá, biguatinga, preá, capivara, cutia, sagui e gambá
Flora: araucária, erva-mate, pitangueira, vassourão-branco, bromélia, orquídea, mirta, guabirotuba e guabiroba
O que há no parque: Salão de Atos / restaurante, pavilhão de exposições, parque de diversões, heliponto, sanitários, lanchonete, churrasqueiras, trilha com obstáculos, pista de patinação, Portal de Santa Felicidade, Museu do Automóvel, academia de ginástica / lanchonete, canchas esportivas, pista de caminhada / ciclovia, pista de bicicross, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sede dos escoteiros, Rio Barigui, sede de manutenção, equipamentos de ginástica, estacionamento, trilhas, ponte, bistrô
Ônibus: Bigorrilho, Savóia, São Braz, Saturno, Santa Felicidade, Jardim Itália, Interbairros II, Ligeirinho Pinhais Campo Comprido
Renan Fernandes, Stefani Levinski e Yásilis Levinski
15/01/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário