(foto: Restaurante Veneza - Santa Felicidade (1975/1976)
Créditos de fotos antigas de Curitiba vão sempre pro Cid Destefani )
Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, erigiu-se a Igreja São José, em Santa Felicidade. Em 1899, construiu-se a primeira escola. Na virada do século 19 para o 20, a região já era habitada por cerca de 200 famílias. Algumas construções dessa época ainda existem na região, como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.
Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeirosnos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro.
Nos dias de hoje, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Possui, também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco. Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, noBosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana de Santa Felicidade.
Instalações da Vinícola Durigan. Desde 1873, fabricando vinhos em Santa Felicidade
Hoje o bairro cresceu muito com grandes lojas como o novo McDonald's, Subway , Moveis Campo Largo, Big, Condor, não podemos esquecer da futura loja Havan.
O bairro manteve seu perfil italiano mas agora muito mais moderno, vale apena fazer uma visita ou parar para almoçar nos grandes ''RISTAURANTES'' da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário