domingo, 20 de janeiro de 2013

METRÔ CURITIBANO 38 anos esperando e nada

A primeira vez que a prefeitura pensou na instalação do novo modal foi na década de 70. De lá para cá, diversos projetos foram encomendados, mas não saíram do papel.
Apesar de considerar o metrô como solução inevitável para a atual situação Curitiba no ano de 2.000 teve a ideia de o substituir por uma nova linha de ônibus.Existia dúvida se o novo modal seria a melhor solução. A primeira vez que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) estudou a implantação do metrô foi em 1975. De lá para cá, diversos projetos foram estudados como solução para a demanda do transporte coletivo, mas nenhum saiu do papel.



Por sua vez o tema METRÔ CURITIBANO é um assunto que vai e volta como um bumerangue e a impressão que nós curitibanos temos é de que '' o assunto só é tocado quando existe interesse '' pois quando chega as eleições ou agora mesmo com a copa do mundo em 2014 todos voltaram a falar sobre isso exite até mesmo uma página da própria prefeitura de Curitiba falando sobre o assunto para os interessados http://www.metro.curitiba.pr.gov.br/.
Eles passam informações precisas no portal de dados do novo METRÔ CURITIBANO como se isso realmente estivesse acontecendo.

Informações colidas no site:

A primeira linha do Metrô Curitibano é a Linha Azul, ligando o extremo Sul da cidade (CIC), ao Centro. O Metrô terá integração com os ônibus da Rede de Transporte, incluindo tarifa única. Essa integração beneficiará também municípios da Região Metropolitana.
A Linha Azul do metrô terá 14,2 quilômetros. Neste trecho estarão 13 estações desde a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, até a Rua das Flores, no Centro. O investimento nesta etapa do Metrô Curitibano será de R$ 2.331.440.000,00.

Bom o que podemos perceber é que existe um certo interesse ao falar do assunto já que isso é historia velha da cidade ''só fazem 38 anos que se fala de metrô em Curitiba''

Algumas pesquisas falam que a cidade devia investir em um outro estilo de metrô externo pois o investimento seria menor e a construção mais rápida, mas até agora só podemos esperar e acreditar que um dia isso chegara em nossa cidade.

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